Clínicas
Crédito para Equipamentos
Crédito para Pacientes
Pacientes
Crédito para Procedimento
Guia de Tratamentos
Parceiros
Área do Parceiro
A Gloria
Sobre Nós
Comunidade
Segurança
Newsletter
Tire sua dúvida
Blog
Ajuda
Entrar
Simular Crédito
Guia de Tratamentos/Depilação a laser
Melhores resultados
6 - 12 sessões
Duração dos resultados
Longa duração
Recuperação do tratamento
Imediata
Riscos e complicações
Baixo a moderado
Anestesia
Sem necessidade
Duração do procedimento
15 - 30 min
Especialista
Técnico qualificado
De volta ao trabalho
No mesmo dia
O excesso de pelos no rosto e no corpo se deve a fatores hereditários e eventos hormonais, como a puberdade, a gravidez, a menopausa e outras condições, como a Síndrome dos Ovários Policísticos (SOP). Por conta disso, nenhum tratamento a laser pode garantir uma depilação 100% permanente.
Existem dois tipos de depilação a laser disponíveis:
O laser, que utiliza um feixe concentrado de luz, de um único comprimento de onda específico, ajustado à cor do pelo que vai ser tratado e ao tom da pele da pessoa. O laser atinge o pigmento de melanina do folículo e deixa a pele ao redor intacta. Muitas pessoas tiveram uma redução permanente e significativa, dos pelos - depois de usar esse método.
Já o IPL (Pulso de Luz Intensa) usa vários comprimentos de onda (500 nm - 1200 nm) de luz que se espalham dentro da pele, aquecendo ela. É uma tecnologia de depilação mais barata e menos eficaz. O IPL tem uma série de usos no tratamento de outros problemas de pele, como pigmentação superficial, rosácea e vasos sanguíneos finos.
Devido à baixa eficácia do IPL, este guia vai focar na depilação a laser.
O cabelo cresce nos seguintes estágios:
A depilação a laser tem como alvo os pelos no estágio anágeno, quando a raiz do pelo tem um bom suprimento de sangue e está bem firme no folículo. Quando você puxa esses pelos, eles têm um bulbo gelatinoso na raiz. Geralmente, de 20% a 40% dos pelos do seu corpo estão neste estágio.
A máquina a laser é ajustada para um comprimento de onda específico, dependendo da cor do seu cabelo e tom de pele. A depilação a laser não é eficaz em pelos muito loiros ou ruivos. Se quer saber se a depilação a laser é o método adequado para você, basta fazer o teste de Fitzpatrick.
Depois de ajustada, os pigmentos escuros (melanina) do cabelo absorvem a luz do laser, que se transforma em calor. Se o pelo estiver enraizado bem firme no folículo (estágio ativo), o calor causa danos intencionais às células ciliadas, causando sua morte.
Os cabelos afetados acabam caindo e não voltam a crescer, mas aqueles que não estavam no estágio anágeno continuam crescendo. É por isso que várias sessões (6-12) de tratamento a laser são recomendadas, para atingir todos os folículos.
A depilação a laser é usada para reduzir o crescimento do pelo em até 90%.
É predominantemente usada para retirar pêlos corporais indesejados. As áreas mais tratadas incluem: lábio superior, axilas, linha do biquíni, pernas e braços.
O tratamento da depilação a laser é mais eficaz em pessoas com a pele muito clara e pelos muito escuros e grossos. Aqueles com cabelos ruivos, loiros, grisalhos ou brancos e aqueles com cabelos muito finos podem não ter o resultado desejado. Em vez disso, a eletrólise seria uma boa alternativa.
O laser pode não ser o tratamento adequado para quem tem tons de pele mais escuros, porque a melanina na pele absorve a energia do laser, em vez de direcionar para os pigmentos no cabelo. Isso pode levar à hiperpigmentação (escurecimento da pele). Alguns profissionais são altamente experientes no tratamento de pessoas com tons de pele mais escuros, usando um laser específico chamado Nd:YAG. Um teste para determinar a eficácia do tratamento também pode ser realizado.
O laser não é adequado se você:
O laser pode não ser adequado para pessoas com epilepsia fotossensível.
Antes do tratamento, você deve evitar bronzear a área a ser tratada. Então, a exposição ao sol e o uso de câmaras de bronzeamento devem ser evitados de 4 a 6 semanas antes do tratamento. Você também deve evitar o uso de produtos de bronzeamento artificial. É ideal que sua pele esteja o mais pálida possível para que o tratamento seja mais eficaz.
A área que você está tratando precisa estar sem pelos, com a raiz do cabelo no lugar. Isso significa que você deve depilar a área antes do dia do tratamento, de preferência no dia/noite anterior.
Cremes de depilação, depilação com cera e aplicação de açúcar devem ser evitados, já que removem os pelos pela raiz.
No dia do seu tratamento, evite aplicar hidratante, maquiagem ou desodorante na área a ser tratada.
Primeiro Passo - Consulta e Consentimento
Ao chegar na clínica, o profissional preencherá um formulário detalhado com seus dados pessoais e histórico médico.
Baseado no seu histórico, ele te falará o resultado realista e esperado do tratamento.
Ele também te falará quaisquer efeitos colaterais potenciais e perguntará se você entendeu o tratamento que está prestes a realizar. Esse processo deve levar o tempo que você precisar e vai permitir que você pense nos benefícios e riscos.
Depois, você fará um teste de Fitzpatrick. Ele vai permitir que determinem o comprimento de onda correto para a cor do seu cabelo, cor da pele e tipo.
Um teste de contato também deve ser realizado em cada área que você vai tratar pelo menos 24 horas antes da consulta. Isso ajudará a determinar se você tem alguma reação indesejada ao tratamento a laser.
Então é só assinar seus formulários preenchidos e um formulário de consentimento.
Segundo Passo - O Tratamento a Laser
A máquina de laser será ajustada para o comprimento de onda correto, determinado durante sua consulta.
Você e o profissional (e qualquer outra pessoa na sala) receberão um par de óculos escuros para usar.
Ele limpará a sua pele com um lenço/álcool para garantir que ela esteja sem hidratante, maquiagem e desodorante.
Alguns profissionais costumam demarcar a área a ser tratada com uma série de linhas. Outros, realizam o tratamento à mão livre.
Feito isso, ele vai usar um pequeno dispositivo portátil, parecido com uma caneta, para aplicar o laser na área a ser tratada. Um pequeno ponto de luz vermelha vai ajudar o profissional a identificar onde ele está disparando o laser. Um jato de ar frio será disparado na área para resfriá-la.
Ele vai disparar o laser, para que você sinta como é o tratamento. Depois, ele trabalhará bem rápido, garantindo que toda a área tenha sido exposta ao laser.
O tratamento geralmente é rápido e dá a sensação de ter a pele apertada por um elástico. Pode ser mais desconfortável para quem tem pelos grossos, ásperos e escuros (justamente os clientes que tendem a responder melhor à depilação a laser).
Gel de aloe vera ou creme anti-séptico pode ser aplicado na área imediatamente após o tratamento.
Você pode ter a sensação de que a área tratada está quente, por volta de 24 horas após o tratamento. Portanto, evite chuveiros e banhos quentes e aplique um gel refrescante de aloe vera, se necessário.
Evite produtos espessos e muito perfumados por alguns dias.
É bom usar roupas mais largas no dia do seu tratamento, para evitar incômodos na pele tratada.
É importante que, entre os tratamentos, você conte apenas com uma lâmina de barbear para remover os pelos. Encerar, adoçar, arrancar e depilar com cremes deve ser evitado.
Fique fora do sol e use um protetor com alto fator de proteção (pelo menos 30 FPS).
Se sentir um desconforto prolongado, ou se a área ficar infectada ou com bolhas, procure seu médico.
Nas mãos certas, a depilação a laser é um procedimento pouco invasivo e pouco desconfortável.
Imediatamente após o tratamento, a pele na área tratada pode ficar rosada e dolorida, parecendo uma queimadura leve de sol. Mas isso não dura muito tempo.
É raro, mas a pele também pode ficar, temporariamente, iluminada. Em alguns casos, isso pode durar alguns meses.
Mais raro ainda é o caso da melanina na pele absorver a energia do laser, em vez do pigmento no cabelo. Se isso acontecer, podem aparecer bolhas e cicatrizes.
Fique por dentro das últimas notícias sobre saúde, beleza e e bem estar.